ARREPENDIMENTOS PÚBLICOS
O presidente da Câmara de Matões, Vereador Tiago Brito, está famoso nas redes sociais. Tiago tem recebido declarações de nunca mais receber um voto por parte dos seus eleitores. Os comentários são de arrependimento sem saudades.
NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES
O brasileiro foi a urna neste domingo (01) para eleger conselheiros tutelares e, em Matões, as mulheres foram para campanha e saíram vitoriosíssimas. Glória Soares foi a mais votada e, conseguiu 464 votos. Luman Silva ficou em segunda colocada com 429 votos. Layane Coutinho (427 votos). Mailza Ferreira (395 votos). Leonor Silva (387 votos).
PÉ DE CHUMBO
Tudo indica que a política em Caxias ganhará um novo capítulo na substituição da sucessão do prefeito Fábio Gentil. O jovem sobrinho do prefeito tem chumbo nos pés e não decola nas pesquisas.
OS CABEÇAS DO CONGRESSO
Em sentido oposto à maioria da bancada do Maranhão, o deputado Federal Rubens Pereira Junior (PT), no seu terceiro mandato na Câmara Federal, foi eleito pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, órgão que mede a qualidade e importância de cada congressista, um dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso Nacional. Rubens Pereira Junior é voz respeitada no Congresso, sendo figura de destaque na CPI dos atos golpista do 08/01 e foi relator da Minirreforma Eleitoral, já aprovada na Câmara Federal.
COM UM PÉ NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
As bolsas de apostas de Brasília já dão como certa a indicação do senador maranhense e ministro da Justiça e Segurança Pública (PSB), Flávio Dino para suceder a ex-ministra Rosa Weber, no STF.
O Presidente Lula já deu sinais claros que já decidiu pela indicação do maranhense para a Corte Suprema. O último maranhense que ocupou uma vaga no Supremo Tribunal Federal foi o jurista Carlos Madeira, nomeado pelo presidente Sarney, em 1985.
DE BANDEJA
Em caso de Flávio Dino ser confirmado para a vaga de ministro do STF, a sua suplente, atualmente no exercício do mandato, Ana Paula Lobato, esposa do deputado estadual Otelino Neto, deve herdar o mandato de senadora sem ter conseguido um único voto e ser a expressão viva da mediocridade no Senado.
FUNDAMENTAL SEM ELE
Um vereador da base governista de Timon relatou que a prefeita Dinair enfrenta um sério dilema. Disse o parlamentar que “se em 2020 o ex-prefeito Luciano Leitoa, com a máquina na mão, foi peça fundamental para a eleição de sua candidata, agora a situação é outra”.
Segundo o vereador, em condição de anonimato, com o extremo desgaste que Luciano Leitoa tem hoje em Timon, para Dinair se reeleger é fundamental que ela se descole de seu criador. A prefeita aprendeu muito bem como usar a máquina administrativa para garantir sua reeleição sem precisar de Luciano, concluiu o vereador.
DIVISÃO
O sonho das oposições de Timon se unirem em uma única candidatura contra favorita, prefeita Dinair Veloso, não deve passar de um sonho mesmo. É pouco provável, ou mesmo impossível, que o tenente coronel Schyneider, com seu recal eleitoral de 2020, desista de sua candidatura para apoiar alguém.
Por outro lado, Leandro Belo costura uma aliança com Rafael na esperança de herdar o espólio eleitoral do atual líder do governo na Assembleia em caso de vitória deste para a prefeitura de Timon. Mas no meio do caminho tem Socorro Waquin que também faz parte da equação.
É CAMPEÃO…
O deputado Federal do Maranhão, Junior Lourenço (PL/MA), mais uma vez ganhou o troféu de campeão em ausências das sessões da Câmara Federal. Júnior Lourenço, que pouca gente sabe quem é e o que faz, em função de sua insignificância da Câmara Federal, já é deputado de segundo mandato. Coisas que a lógica não explica.
JOSIMAR, O INVESTIGADO, TAMBÉM NA LISTA
O notório enrolado e envolvido em inúmeros crimes e investigado em múltiplas investigações pela Polícia Federal, Josimar de Maranhãozinho, também do PL/MA., não deixou por menos e ficou em sexto lugar nas ausências das sessões da Câmara dos Deputados. Sua esposa, a também deputada federal, Detinha (PL), não fez feio e ficou logo atrás e garantiu a décima colocação.
Em termos de porcaria o Maranhão está muito bem representado no Congresso Nacional.