A Prefeitura de Timon participou, na manhã desta quinta-feira (4), da reunião “Perspectivas e oportunidades para o G100”, da Frente Nacional de Prefeitos. O encontro, que foi remoto, discutiu pautas políticas e apresentou projetos a prefeitos dos municípios que integram o grupo, que em geral possui população superior a 80 mil habitantes, baixa receita per capita e vulnerabilidade socioeconômica.
Na reunião entidades como a FioCruz, Vetor Brasil, Impulso Previne Brasil e Enape apresentaram aos prefeitos e a representantes das prefeituras projetos e eventos em diversas áreas. A FioCruz, por exemplo, apresentou projeto de identificação dos obstáculos na implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável nos municípios. Trata-se de uma parceria com a Frente Nacional de Prefeitos para a realização de estudos sobre indicadores de desenvolvimento social.
O secretário municipal de Governo de Timon, Saney Sampaio, participou da reunião representando a prefeita Dinair Veloso. O gestor ressaltou a importância de discussões como esta para a implementação de políticas públicas no município.
“A Prefeitura de Timon tem trabalhado de forma muito próxima à Frente Nacional de Prefeitos e, especialmente, ao G100 que reúne municípios de todo o país, que compartilham os mesmos desafios que enfrentamos em nossa cidade. A prefeita Dinair tem se articulado de todas as formas para conseguir apoios que se revertam em mais investimentos para Timon”, destaca Saney Sampaio.
A vice-presidente do G100, prefeita de Caruaru ,Raquel Lyra, destacou a importância dos municípios alinharem planejamento com os objetivos de desenvolvimento social em suas gestões.
Atualmente, 102 municípios brasileiros fazem parte do G100, que tem 10 anos de trajetória. As articulações já resultaram, por exemplo, nas instalações de Institutos Federais de Educação em cidades que integram o grupo.
O G100 também adota ações que incentivam a união de prefeitos para a articulação de agendas comuns, como a revisão na partilha de recursos.