Desde o primeiro mandato de deputado federal, o deputado Rubens Pereira Júnior ( PT) se destaca no Congresso Nacional, integrando o chamado Alto Clero da Câmara e respeitado por todos os pares.
Advogado militante com forte atuação e mestre em direito constitucional, cuja dissertação do mestrado defendeu em 2017, e o Professor Orientador foi o Desembargador Federal Ney Bello e integraram a banca examinadora o Ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes e o atual Procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Para o ano de 2025, Rubens Junior já iniciará a Doutorado, cuja tese será Processo Legislativo Constitucional.
Com tamanha bagagem intelectual e habilidade política, Rubens Júnior é referência na Câmara Federal quando se trata de regimento interno, direito constitucional e administrativo. É, disparado, o deputado federal maranhense mais influente no Congresso Nacional há vários anos.
Rubens Junior sempre aparece entre as cabeças mais influentes da Câmara Federal e tem trânsito livre e respeito entre todas as correntes políticas e ideológicas do Congresso. Apesar de ser do Partido dos Trabalhadores e vice-líder do Governo Lula na Câmara Federal, Rubens Pereira Júnior consegue se relacionar com parlamentares que vão do PSOL ao PL.
Recentemente, Rubens Júnior foi autor e apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 175/24, já aprovado, que põe fim ao famigerado orçamento secreto das emendas parlamentares, sendo destaque em todo o Brasil, através de todas mídias. Com a aprovação do projeto de Rubens Júnior, haverá mais transparência e publicidade no uso e aplicação dos recursos das emendas parlamentares, além de acabar com o odioso “orçamento secreto”.
No meio político de Brasília comenta-se que Pereira Junior realizou um verdadeiro milagre ao fazer as pazes entre o ministro do STF, Flávio Dino (do qual Rubens Junior é uma espécie de pupilo desde os tempos de faculdade na UFMA), e o Presidente da Câmara Federal, deputado Artur Lira, amigo pessoal há mais de dez anos de Pereira Júnior.
Não é à toa que Rubens Junior foi citado até como nome fortíssimo para ser Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, em matéria da Folha de São Paulo, da última terça-feira, 05.10.2024. Rubens Junior desconversou sobre a matéria, mas isso demostra o tamanho que Rubens chegou no cenário político nacional.
Com apenas 40 anos de idade e uma experiência política extraordinária de 2 mandatos de deputado estadual e 3 mandatos de deputado federal, Rubens Júnior é tratado como uma espécie de “Menino de Ouro” dentro do PT.
O futuro já chegou.