Com o fim das eleições municipais de 2024 vem o termômetro para 2026. É neste momento que os partidos avaliam o futuro próximo na disputa eleitoral de 2026; que vem a ser de deputado estadual, federal e até mesmo senado federal com duas vagas para a próxima eleição.
Em resumo, a política do Maranhão passa por estes três nomes citados acima, que são eles: Braide, André Fufuca, Josimar de Maranhãozinho, Marcos Brandão, e claro, também passa por outro Brandão, Carlos, o Governador.
É de Carlos Brandão (PSB) a decisão que pode revirar todos os planos políticos do estado! Decidir abrir mão do mandato de governador ao licenciar-se para disputar o senado federal, ou ficar na cadeira e eleger algum aliado para o senado, rifando o petista vice-governador Felipe Camarão de tornar-se governador. Fato é que ninguém sabe de fato o que tem na cabeça do governador além dele próprio.
Por questão de ordem, falo do conhecido da PF, o deputado Josimar de Maranhãozinho, que conta com 40 prefeitos aliados no PL (e que segue neutro, nem governo nem oposição aqui no estado). Conta também com uma bancada federal maranhense de 4 deputados federais, incluindo a esposa, Detinha.
Liderado pelo ministro do esporte e seguindo a ordem dos mais fortes vem André Fufuca, com o partido Progressistas, que mira bem alto! Somando 37 prefeitos eleitos no Maranhão, os progressistas sonham em eleger o prodígio político nascido em Santa Inês para o senado federal. O habilidoso político e médico Fufuquinha possui uma trajetória louvável de vitórias desde os 21 anos de idade, quando foi eleito deputado estadual ainda cursando a faculdade de medicina na universidade do CEUMA, em São Luís. Homem de confiança do ex-ministro da casa civil, Ciro Nogueira, e do atual presidente do congresso – Arthur Lira, hoje é ministro do esporte e consegue transitar em todos os campos políticos.
Já o MDB ressurgiu das cinzas e segue forte! O partido é comandado atualmente pelo empresário Marcos Brandão, irmão do governador Carlos Brandão. Tido como sujeito de bastidores. Apesar disso, Marcos não esconde que é também político. O irmão do governador tem liderado bem o MDB, deu gás à um partido que vinha sendo comandado por figuras antigas mais ligadas à cozinha do velho Sarney.
A soberba ainda não chegou ao prefeito reeleito Eduardo Braide (PSD), que vem a ser a principal vitrine de oposição ao governo. Braide tem a maior prefeitura do estado em suas mãos, no entanto, o mesmo se reserva em afirmar apenas que deve trabalhar ainda mais em seu segundo mandato.
Apesar do Maranhão ser em sua essência um estado lulista em sua grande massa como foi comprovado em 2022, foi o centrão e direita que mais avançaram nas prefeituras do estado em 2024. Veja o mapa:
PL: 40 , MDB: 37, PP: 30, União Brasil: 26, PSB: 19, Republicanos: 19, PDT: 18, PSDB: 8, PRD: 6, MOB: 3, PT: 2, Avante: 2, PCDOB: 2, POdemos: 2, PV: 1, Solidariedade: 1, PSD: 1.