Os maiores ativos políticos do vice-governador Carlos Brandão, que assume o governo do estado daqui a pouco mais de duas semanas, para buscar a reeleição no cargo, são exatamente 3, que podem assim ser analisados:
1- Após ocupar diversos cargos no executivo estadual (secretário de estado e vice-governador) e legislativo (deputado federal), Brandão não contém uma mancha em sua biografia e não tem envolvimento em escândalo de corrupção;
2- Nunca foi um político belicoso, queimador de pontes por onde passa e que cultua inimigos na carreira política. Por ser um conciliador consegue dialogar com todos os segmentos políticos do Maranhão e caminha para uma ampla aliança;
3- Tem uma lealdade raríssima em tempos de traição como regra na política. Brandão Mostrou-se aliado de Flávio Dino em todos os momentos, sem que houvesse qualquer garantia de que seria o candidato do grupo do Palácio à sucessão.
E agora, sem afobação, com muito diálogo e paciência mostra uma desenvoltura na articulação política que pode levá-lo a uma vitória até mesmo em primeiro turno.
Brandão é, assim, o completo oposto de seu principal adversário na corrida sucessória, o Sr. Wewerton Rocha.