O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), promoveu nesta manhã (12) a Caravana Maranhão Todos Por Elas no município de Timon. O evento que ocorre o dia todo no centro de Treinamento prof Wall Ferraz tem como objetivo envolver a sociedade na construção de uma realidade mais justa e igualitária, assegurando os direitos das mulheres e dando voz às suas demandas.
Palestras sobre o combate a violência nas esferas psicológicas e físicas serão debatidas ao longo da programação, além da apresentação dos projetos da gestão estadual, capacitações, destacando a importância da articulação entre os organismos de políticas públicas. O evento contou com a presença de várias autoridades da região, entre elas a secretária de estado Abigail Cunha, prefeita Dinair Veloso (Timon), Desembargador Cleones Cunha, deputadas e deputados da ALEMA (Rafael Leitoa; Janaina), vereadores do município de Matões e Timon (Matões- Christiane Pinheiro; Dayane Coutinho; Ilma Solimar), ( Timon- Vereadora Vanda; Daluz 7 Estrelas; Aline Macêdo), presidente da Câmara de Timon, Celso Tacoani, superintendente regional de Articulação Política (SECAP), Layl Ribeiro, secretário municipal de segurança, Bacelar Junior, entre outros.
A promoção da autonomia econômica das mulheres e a geração de renda são focos centrais do evento, compartilhar experiências bem-sucedidas da implantação dessas políticas pelo governo estadual, com o intuito de replicá-las nos municípios. O combate ao feminicídio e o papel da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência também serão temas discutidos. A secretaria não fugiu do assunto, disse que tem conhecimento do número espantoso de casos de violência de gênero no estado, que ao todo chegariam a 12 mil casos registrados segundo ela. Combater esse número alarmante de casos é compromisso do estado e, em Timon, deverá funcionar uma Casa Da Mulher Maranhense, anunciou.
Ao todo, serão 18 encontros regionais, proporcionando espaços para a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada cidade. As discussões contarão com a participação de órgãos que compõem a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. Os encontros deverão encerrar em Dezembro.
Como atrações culturais as alunas do Projeto Beija Flor e as Fulô do Sertao se apresentaram. Confira aqui Imagens e Vídeos do Evento:






