A bandeira de Matões foi idealizada e criada pelo casal Dr. Mário Carvalho e esposa Maria Brito de Carvalho, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores na administração da prefeita Maria Brito de Carvalho, a “Mariota”, através do Decreto-Lei Municipal nº187|80 de 10 de junho de 1980.
A data escolhida para o dia da bandeira: 15 de agosto de 1980. Muitos perguntarão: “por que essa data?”. É o seguinte: a criação da nossa Bandeira Municipal ocorreu no mês de agosto, sendo nossa pátria nascida sob o signo da cruz e tendo como padroeira a mãe de Deus, é louvável, portanto, como católicos que somos, em todos os nossos atos deixarmos transparecer um pouco de fé e amor a Deus. Escolhemos esta data por ser o dia da ascensão de Nossa Senhora ao céu. Ela é também a padroeira de Matões, mais uma razão para prestarmos-lhe esta merecida homenagem, pedindo-lhe para abençoar nossa Bandeira e derramar muitas bençãos sobre o nosso município.
Cores:
- Verde
- Branco
Observação: tais cores foram inspiradas dentro das cores da Bandeira Nacional.
28
Verde: além de ter sido inspirado em uma das cores da Bandeira Nacional, é também uma homenagem justa que rendemos às nossas “matas municipais” por serem lindas.
Branco: símbolo da paz, a qual desejamos que haja sempre, por todos os séculos, no Brasil e de
modo especial no nosso solo matoense.
ESCUDO - Arroz
- Babaçu
O arroz e o babaçu foram escolhidos por serem as principais riquezas da região matoense,
ou seja, representam o ponto alto da economia do município (Prefeitura Municipal de Matões, 10 de
junho de 1980