As eleições para a presidência da Câmara Municipal de Timon acontecerão em janeiro e, apesar dos favoritos, é incerto quem ficará com o comando do Legislativo.
Eleições não são fáceis, principalmente quando se trata de Presidência de Câmara, pior, em Timon, que tem histórico de surpresas nas noites escuras, no ‘truvo’, onde ninguém vê.
Não é de hoje que as votações para presidência da casa legislativa timonense atrai olhares de dúvidas para deixar qualquer um de orelha em pé! A história recente do legislativo e suas eleições mostra que surpresas não faltam, e que o jogo por muitas vezes é definido na calada da noite; Vale citar os casos recentes dos vereadores Juarez Moraes e até mesmo do atual presidente Celso Tacoani.
PARA RECORDAR
Em 2019, o vereador Juarez Morais, então aliado do prefeito Luciano Leitoa, dormiu poderoso, contando com uma eleição certa; acordou com o vereador Helber Guimaraes aclamado para o biênio 2019-2020. Já em 2020, Celso Tacoani, aliado da atual prefeita Dinair Veloso, foi outro que dormiu com a certeza de uma eleição favorável – acordou com o oposicionista Uilma Rezende aclamado presidente para o biênio 2021-2022.
Chegamos no presente cenário; A futura oposição, com a atual prefeita Dinair Veloso, ainda conta com a fidelidade dos 13 vereadores da base. Por hora, Dinair não tem preferido, e não está em posição de arrumar briga, em reunião com os mesmos, pediu apenas para que nenhum dos 13 vereadores deixem de votar em um aliado; não excluindo os então candidatos Pedro Augusto, Coca do Matapasto, Chagas Cigarreiro e Thiago Carvalho.
Já o prefeito eleito Rafael tem Uilma Rezende como candidato e conta com 8 votos declarados para o mesmo. Uma fonte bem posicionada na política timonense diz que Uilma é quem está à frente do próprio interesse, e que Rafael ainda não entrou de cabeça na eleição da Câmara, apesar de contar com a vitória.
AS MOVIMENTAÇÕES
Nesta manhã (18), o vereador Thiago Carvalho, aliado da prefeita Dinair Veloso, foi outro que descartou candidatura de presidência. Thiago recuou com ressalvas; citando que ainda não foi procurado por nenhum dos quatro candidatos à presidência, detalhe curioso – não deixou de citar o candidato Uilma, aliado de Rafael.
O assunto é tempestuoso e até janeiro o pau quebra! Apesar dos favoritos, que por hora são Pedro Augusto P.A [Com Dinair]; e Uilma Rezende [Com Rafael], a eleição da Câmara de Timon segue indefinida!!
O enredo prático é este: Dinair conta com 13, mas a base de aliados está de orelha em pé com os vereadores Ivan do Saborear e Thiago Carvalho. Já Rafael, tem 8, e tem a caneta na mão cheia de tinta, no ponto para botar pra tremer as pernas de qualquer um!