BANCADA DA SALA DE AULA
A eleição para a Câmara Municipal de Matões trouxe uma notícia interessante, pelo menos na teoria, com o êxito nas urnas de nada menos que 4 professores da rede pública, sem dúvida um feito inédito. Jaqueline Pindoba, Tote Ribeiro, Clemiltom Loureiro e Tie João têm a oportunidade de defenderem as bandeiras não apenas da categoria dos professores, mas de defenderem a educação pública.
GREVE DE FOME x GREVE DE VOTO
Elinaldo Colaço, que já foi apontado por muitos como um sopro de renovação nos quadros políticos de Matões no passado, que chegou a fazer greve de fome contra a reeleição do então presidente da Câmara na época, Ferdinando Coutinho. Nessa eleição Elinado candidato a vereador sofreu greve de votos, ao ser devorado pela porca. Quem já teve quase 10 mil votos numa eleição de prefeito há poucos anos, não conseguiu se eleger vereador.
O CERTO PELO DUVIDOSO
Gilmar Vaqueiro tem quase 30 anos de mandato de vereador na Câmara Municipal e tinha uma reeleição para seu 7º mandato tranquila, mas resolveu apostar na vice candidatura a prefeito na chapa de Gabriel Tenório. Gilmar ficou sem o mandato de vereador e sem a vice prefeitura. Segue no grupo.
DA CARREIRA POLÍTICA PARA A CARREIRA DA POLÍCIA
E em Parnarama, o “professor Jocobe”, um ilustre desconhecido que apareceu brigando com todo mundo e se colocando como o grande adversário do prefeito Raimundo Silveira, pretendia ser candidato a prefeito. E no meio do caminho surgiu a polícia nos calcanhares do ilustre “professor” Jacobe. Após conseguir o direito de responder o processo em liberdade o distinto desistiu da candidatura a prefeito e mirou uma vaga na Câmara. Porca nele! Para coroar a carreira do “professor” Jacobe, essa semana ele voltou a ser preso, com direito a se ajoelhar aos pés do policial que efetuou a prisão, sob acusação de estelionato, organizações criminosas. Imagem abaixo mas não temos informação qual foi a reza utilizada.
MANDATO QUE VEM E MANDATO QUE VAI
Em Timon, a ex-prefeita, ex-deputada e atual vereadora Socorro Waquim não tem do que reclamar das urnas de 15 novembro. Apesar de ficar somente em terceiro lugar na eleição para prefeito de Timon, Socorro herdará um mandato de deputada estadual na assembleia legislativa do Maranhão a partir do dia 01/01/2021, com a posse do deputado Rigo Teles em Barra do Corda, que venceu a eleição de prefeito. Com a posse no mandato de deputada de Socorro Waquin, Timon passa a ter dois deputados da terra, juntamente com o deputado Rafael Leitoa, mantendo a polarização política local que pelo visto continuará.
E o notório e enrolado Paulo Marinho nessa eleição tentou algo mais modesto para seu currículo, tentou um assento na Câmara de Vereadores na Princesa do Sertão. Com apenas 517 votos, o ex deputado federal ficou longe até de uma suplência. Triste fim para quem já almejou ser governador do Maranhão e hoje tem apenas a companhia das presas da suína gorda. O tempo passou, não acompanhou e não viu, quem dorme tranquilo sem essa pedra no sapato na câmara é Gentil.
IRONIA DO TEMPO
Em Tuntum, o prefeito Tema sofreu sua primeira derrota eleitoral em 28 anos, e o seu candidato a prefeito e seu primo, o empresário Dida Tio Luís, foi derrotado pelo deputado Fernando Pessoa que tem exatamente 29 anos de idade, que engatinhava quando Tema tomou as rédeas do poder em Tuntum.