TIMON
Publicamos aqui no Blog, nesta segunda-feira (19), uma pesquisa eleitoral registrada pelo instituto Estimativa, que mostrou a corrida eleitoral em Timon. O nosso Blog bombou de acessos e, mais uma vez, a nossa credibilidade de informação foi claramente considerada pela classe política de Timon. Obrigado!
PROIBIDO
Uma decisão da Justiça Eleitoral, publicada nesta segunda-feira (19), proibiu o deputado e candidato a prefeito de Timon, Rafael (PSB), de usar a imagem do presidente Lula (PT) em seu material de campanha. O juíz Rogério Monteles da Costa entendeu e atendeu o pedido de urgência do jurídico da coligação da prefeita Dinair Veloso (PSB), que por sua vez detém o direito de associar a imagem com o petista Lula. Rafael e sua equipe estão objetivamente avisados e proibidos de usar da imagem do presidente Lula.
MATÕES
Gabriel Tenório, do PT, segue intensificando a campanha de rua na sede do município. A agenda intensa da zona rural continua e segue a todo vapor também, Gabriel não para e não dá descanso pro candidato governista que tem desvantagem de 10 pontos registrados na última pesquisa. Gabriel caminha e corre enérgico para uma vitória inesquecível para Matões.
HISTÓRICO B3; IBOVESPA
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, o B3, fechou as operações em uma alta histórica de 1,36%, acumulando alta de 6,37% no mês. Dois fatores empolgam investidores e um deles é talvez o principal, associado a economia americana. Há uma expectativa de que o FED, Banco Federal Americano, deve cortar juros. O outro fator é político brasileiro; uma declaração de Gabriel Galipolo, diretor de política Monetária do Banco Central (BC) – cotado para comandar o Banco, revelou que o presidente Lula (PT), nunca o pressionou para tomar qualquer decisão na instituição. A declaração mostra autonomia de decisões e passa segurança aos investidores.
IDEB DISCUTÍVEL
Apesar de aliados do prefeito de Matões comemorarem eufóricos os índices do IDEB com 5 pontos, a tal vantagem é frágil e questionável. Um professor passou à nossa redação que a situação está camuflada, e de que o índice real é visto nas séries finais do ensino fundamental do município – que chega a nota pífia de 3,7. Não precisa ser professor ou especialista de educação para se ter a noção de que a educação de Matões pode e deve melhorar no ensino fundamental. As falhas da secretaria de educação nos últimos quatro (04) anos foram publicadas aqui no Blog, desde a falta de aulas à merenda escolar. Ressalto que houve inclusive uma melhora de postura pública na gestão do professor Luciano Matias, que talvez também represente mais um professor que luta pela educação e se depara com a realidade de um prefeito brucutu e bon vivant que pouco liga e pouco ligou para educação em toda sua vida.
BRAID LIDERA; AMOR RECÍPROCO NA ILHA
De acordo com um levantamento do instituto Datailha, a gestão do prefeito Eduardo Braid tem aprovação de 74,1% dos ludovicenses. O instituto revela que 74,1% aprovam a gestão de Braid, enquanto apenas 19,8% desaprovam. Tarefa difícil pro pretensioso Duarte Jr., único candidato de capital que amarrou PT e o PL em um projeto que tem tudo para curtir ressaca no dia 07 na praia litorânea da Ilha.
CAXIAS
Muita expectativa para o debate da TV Difusora de Caxias, que acontece nesta sexta-feira (23). Quatro candidatos terão a oportunidade de expressar o que querem fazer pela 4º maior cidade do Maranhão. Gentil Neto (PP) tem o apoio do tio, o prefeito Fábio Gentil. O ex-vice-prefeito Paulo Marinho Jr (PL) é o principal opositor de Gentil Neto. Lycia Waquim (PSDB) terá a oportunidade de mostrar ideias para o eleitorado caxiense, sendo a única mulher a registrar candidatura neste pleito.
REVOLTA
A família de uma jovem moradora do povoado Santa Luzia – Zona Rural de Matões, aguarda respostas para a morte da jovem de apenas 25 anos de idade. Catarina havia sido internada no Hospital Divino Espírito Santo, na sede do município, mas Catarina veio à óbito no retorno para a zona rural.