Nessa última sexta-feira (18), o Maranhão todo viu que, apesar da empolgação de alguns, o PDT aqui no estado não tem conseguido filiar tantos nomes fortes para disputar cadeiras na ALEMA. Essa situação do partido pode ser um banho de água fria para os que visam mandato. Com menos nomes com grande poder de concorrência, menos cadeiras, ou seja, mais gente na condição de suplente.
Fechando a conta e passando a régua, alguns nomes podem ficar de fora da cerimônia de posse no ano que vem. Chico Leitoa, pai do ex-prefeito de Timon e a primeira-dama da vizinha cidade de Matões, Cláudia Coutinho, que deverão ser candidatos a deputado estadual, se não ficarem entre os primeiros mais votados, podem ser os principais atingidos na região leste do estado pela dor do ‘quase cheguei lá’, mesmo que ambos consigam uma votação razoável na região.
Dos filiados no último evento do partido, os que tem forte chance de chegar lá e o que devem manter cadeira na ALEMA estão o ex-secretário de segurança do estado, Jefferson Portela – pré-candidato a deputado estadual; a deputada estadual Thaiza Ortegal – disputa reeleição; deputado estadual Ciro Neto – disputa reeleição; e a irmã do prefeito de Pinheiro, Lucyana Genésio – pré-candidata a deputada estadual.
Lembrando que o partido ainda não decidiu com quem fechará federação, tudo apresentado acima é uma análise do momento.
O Blog deverá publicar nova análise após o prazo fechado das federações (31 de Maio).