O Secretário de Saúde de Matões está na mira de um novo escândalo que envolve a justiça para prestar assistência a uma paciente em estado paliativo. Entenda:
Dona Maria Raimunda, 63 anos, foi diagnosticada com cisto dermoide fossa posterior, ventriculite, apresentando sequelas neurológicas graves, CID: 10 C 71.0, quatro de saúde complexo, tendo ficado internada na cidade de Teresina-Pi por aproximadamente 6 meses. Diante da gravidade do caso, a equipe médica comunicou aos familiares a impossibilidade de reversão do quadro clínico de dona Maria, e que para que a mesma pudesse estar junto dos seus familiares nos seus últimos dias de vida, retornasse para o município de Matões – Maranhão.
Considerando o quando clínico grave, para que posso permanecer com vida dignamente, faz-se necessário o acompanhamento multidisciplinar em domicílio. Sara Costa, psicóloga, filha de dona Maria, procurou o secretário de Saúde de Matões, Daniel Marques, para conseguir o acompanhamento de alguns profissionais da área da saúde, o que prontamente foi negado. Após isso, a psicóloga procurou a justiça e ajuizou ação. A justiça decidiu em favor de Dona Maria e Sara. Mas não acabou por aí. O secretário ainda não cumpriu da decisão judicial, contribuindo para o drama da família que, espera além de sensibilidade por parte do secretário, a fiscalização da justiça para solução do caso.
“04/11/2022 Os médicos me falaram que o quadro dela era irreversível. A equipe médica pediu para que eu entrasse em contato com a Secretária de Saúde do município enquanto ela ainda estava internada. Que era para já está tudo organizando para quando ela chegasse.
Esperaram até dia 12 de dezembro, quando os médicos deram alta para ela. Me instruíram solicitar o SAMU da cidade por conta do grau de complexidade. Na ocasião, houve contato com o secretário, onde o informou que a ambulância de Matões estava em São Luís (Capital). A ambulância da cidade de Parnarama prontamente se dispôs a buscá-la, inclusive sou muito grata por isso.” Disse Sara.

NAS REDES
Após 6 meses de longa espera com a situação de sofrimento da mãe, a psicóloga Sara Costa divulgou em suas redes sociais o que estava acontecendo. E que apesar de ser aliada política do Prefeito, o silêncio foi quebrado e está causando revolta na população matoense contra o poderoso secretário de Saúde.

O caso está chocando Matões e o Estado, pessoas se sensibilizando com a situação.
Mais detalhes deste caso será publicado no Portal R10.