A cidade de Matões pode entrar na lista de escândalos do Ministro Juscelino Filho. A cidade é governada por um aliado, Prefeito Ferdinando Coutinho, que recebeu muitos recursos através de emendas empenhadas via Orçamento Secreto. Há indícios de investigações em sigilo na cidade sobre o mesmo modus operandi da cidade de Vitorino Freire, cidade governada pela irmã de Juscelino.
O ministro das comunicações, deputado Juscelino Filho, eleito pelo União Brasil, é um dos ministros do governo Lula que mais estão dando trabalho. Isso porque Juscelino já foi manchete negativa em pelo menos três grandes polêmicas desde que assumiu o ministério. Escândalo de lanches com valores supostamente superfaturados. Um suposto esquema para asfaltar estrada que passa por uma de suas fazendas e fazendas da família, em sua cidade natal, Vitorino Freire, garantidos com recursos originários do Orçamento Secreto. E uma lista de supostos passageiros fantasmas em voos pagos com dinheiro do Fundo Eleitoral para sua campanha.
Sobre o caso do asfaltamento de uma estrada que passa na frente de suas fazendas e na frente de uma pista de voo do do deputado, o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou uma denúncia ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo que seja investigado suposto uso indevido de recursos públicos pelo ministro das Comunicações.
RISCO DE PERDA DE MANDATO
Sobre o caso dos voos com supostos passageiros fantasmas, a advogada Juliana Bertholdi, especialista em Direito Eleitoral, ouvida pelo Estadão, diz que em casos de inserção de informações falsas em prestações de contas tem-se, “potencialmente”, o crime de falsidade ideológica eleitoral. “O crime possui pena de reclusão de até cinco anos quando consideramos que, não raro, a inserção envolve potencial caixa 2. A depender da espécie de informação falsamente inserida (caso envolva informações que afetem a idoneidade da prestação de contas), pode-se considerar ainda consequências eleitorais, como perda de mandato.”
RISCO DE SER RIFADO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
Juscelino deverá se afastar do Ministério neste dia 1° de fevereiro para tomar posse do mandato de deputado federal, mas os escândalos lhe rendem incerteza do seu retorno para o Ministério, já que a imagem dele como Ministro está fazendo o Governo Lula sangrar.
INVESTIGAÇÕES DE ENVOLVIMENTO
A cidade de Matões está na lista de bases eleitorais do Deputado. O volume de dinheiro empenhados para cidade abre os olhos das supostas investigações que seguem em sigilo. As investigações estariam baseadas em indícios de uma ‘Lavanderia’ de dinheiro montada na cidade e formação de grupo criminoso.