Em pesquisa de intenção de votos em Caxias do Instituto DataM, contratada e divulgada pela Rádio Mirante e pelo portal Imirante, mostra vantagem do pré-candidato Paulo Marinho Júnior, seguido de Gentil Neto e de Lycia Waquim, esta que torna-se a fiel da balança na disputa.
Isso significa dizer que se Lycia em algum momento decidir deixar sua campanha para apoiar algum dos outros pré-candidatos, os votos dela definirá quem será o próximo prefeito.
Quem tem 48%, não tem 50%, e só se ganha com 51% dos votos válidos em uma eleição polarizada.
Outro fato que favorece Waquim é sobre rejeição. Neste cenário, entre todas as opções, ela é a que apresenta menor percentual. A cientista política Deysi Cioccari, em entrevista à CNN, já dizia que “a rejeição é muitas vezes mais importante que a intenção de voto. Ela é muito difícil de mudar. Quando você diz que não gosta de um candidato, é porque tem o mínimo conhecimento sobre ele”.
Essa primeira pesquisa oficialmente divulgada abre novas discussões para o rumo que as eleições municipais em Caxias podem tomar, e Lycia Waquim sem sombra de dúvida prova ser mais uma vez um nome em potencial.