Em Matões, a tradição da visita da imagem que representa o Divino Espírito Santo – Padroeiro de Matões, encerrou por esse ano de 2024 as visitas na sede (zona urbana do município) na residência da Dra. Cecília Tenório (Bairro Lagoa), e também na residência da professora Nete Pereira (Centro); os devotos seguem agora para zona rural de Matões.
Como manda a tradição, os devotos carregam cuidadosamente a imagem do Divino Espírito Santo e celebram com ela a visita nas casas em que fora agendada o terço. A dentista Cecília Tenório, celebrou desta tradição com um café da manhã e um terço dedicado às mulheres matoenses.
Já a professora Nete Pereira, católica e muito devota do Divino Espírito Santo, revelou o prazer de receber o terço em mais um ano, este sendo o 13º ano em que ela recebe todos os devotos em sua residência. A data escolhia pela familia da dona Nete é sempre ao primeiro domingo após os Festejos comemorado na cidade.
Os homens que carregam a imagem do Divino Espírito Santo encaram agora a sagrada missão de percorrer toda a extensa zona rural de Matões, uma tradição que há anos se mantém firme e que fortalece ainda mais a fé desta terra apegada às tradições da igreja.






