À menos de 24 horas para as eleições da OAB no Maranhão, em especial a subseção Timon, o clima de disputa acirrada tem sido notável, principalmente em grupos de Whatsapp.
Duas chapas disputam a presidência da OAB dessa subseção, a chapa OAB INDEPENDENTE, com o advogado Dr.Rafael Milhomem candidato a presidente, e Dra.Saraesse Lima de vice-presidente, e a chapa que disputa no campo de oposição , a ‘OAB PLURAL‘, com Dr. Hyldemburgue Cavalcante e Dra.Vicência Rêgo.
Chama atenção, esse, o principal pivô para essa matéria, nessa tarde (15), os grupos de Whatsapp de Timon foram inundados por meio do Blog do Lucas Moura, que chamou a chapa da OAB PLURAL de chapa da Prefeitura, me perguntei, e a chapa ‘OAB-Independente’? A candidata a vice-presidente, Saraesse de Lima Araujo, está lotada na Prefeitura Municipal de Timon, segundo o portal da transparência da própria prefeitura, recebendo em seu cargo comissionado da Secretaria de Saúde-SEDE, e o esposo, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Economico Social. Além deles, a esposa do candidato a presidente da chapa também recebe na prefeitura, na Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Turismo- SEMDEST, a esposa do candidato a conselheiro está lotada na Secretaria Municipal de Finanças.
Rafael Milhomem, candidato da chapa INDEPENDENTE, já está há mais de dois anos como vice-presidente, antes disso foi tesoureiro de 2015 à 2018, nesse ritmo, a sua companheira de chapa, Dra Saraesse, já foi tesoureira e agora disputa o cargo de vice-presidente, tem mais!
Em 2015 a composição era a seguinte:
Assis Filho-Presidente
Fernanda – Vice-Presidente
Rafael – Tesoureiro
Em 2018:
Fernanda – Presidente
Rafael- Vice-presidente
Saraesse- Tesoureira
Assis Filho- Conselheiro Estadual
Em 2021 disputam:
Rafael Milhomem – Presidente
Saraesse- Vice-presidente
Fernanda- Conselheira Federal
Assis Filho- Conselheiro Estadual
Um verdadeiro jogo das cadeiras entre colegas advogados. Em todas as composições ficam os mesmos advogados de Timon, Matões e Parnarama. Não há espaços para outros.
Para um dos advogados ouvidos por este Blog, a situação é de pura hipocrisia.
Do outro lado está a chapa de oposição, a OAB PLURAL, a mesma disputa pela primeira vez e também dispõe de advogados que trabalham na prefeitura, no entanto, age com transparência e não oculta isso.