O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu que irá fechar o Tribunal do Trabalho em Timon. A Decisão prejudica cerca de 15 mil trabalhadores, incluindo a população de Timon, e cidades vizinhas como Matões e Parnarama.
Nas redes sociais, o deputado federal Rubens Pereira Jr se manifestou e disse que lutará para que a decisão seja revogada.
“O TRT de Timon vai fechar a sua unidade. Os trabalhadores e trabalhadoras da cidade e região não merecem tamanho descaso. São quase 15 mil pessoas que ficarão desamparadas de seus direitos. Vamos batalhar para reverter essa decisão!”, disse o deputado
A ausência do equipamento público vai aumentar a distância de acesso à justiça para milhares de maranhenses. O objetivo da decisão é que Caxias deva assumir a função sobre os três municípios, no entanto, a cidade de Caxias fica a 70 km de Timon, e mais de 100 km das cidades de Parnarama e Matões, dificultando muito o acesso desses cidadãos aos seus direitos constitucionais.
Além disso, haverá, consequentemente, um distanciamento entre advogados, jurisdicionados, juízes e servidores, tornando os serviços mais “mecanizados” e impondo este deslocamento das pessoas para Caxias, encarecendo os custos das ações trabalhistas.